Blog

Mariana Crioula e O Vale do Café

Está chegando novembro, o mês em que comemoramos o dia da Consciência Negra! Em homenagem a essa data, escolhemos uma mulher forte como símbolo da nossa história e da representação negra em Vassouras-RJ.
Vale do Café foi uma região super importante para o desenvolvimento e cultivo do café e da economia brasileira durante o Brasil Império. A mão de obra escrava era a base da produção cafeeira, e entre os escravizados de lavoura e domésticos, estava Mariana Crioula.
Mucama de Francisca Xavier e costureira, Mariana participou de uma das maiores fugas de pessoas escravizadas da região e foi aclamada a rainha do quilombo formado pelos fugitivos liderados por Manuel Congo.
Atualmente, Mariana é homenageada na cidade através do maravilhoso trabalho turístico de Andrea Pit. Com turbante na cabeça e saia rodada, ela encarna, cheia de simpatia, a espirituosa mucama e conta a história desse povo com muito orgulho e protagonismo. Através da linguagem de época e de um enredo lúdico, Andrea encanta turistas nas ruas e também aqui, no Hotel Santa Amália!